domingo, 10 de maio de 2009

Campeonato Brasileiro 2009

Mais um Brasileirão começa, será o sétimo disputado em pontos corridos, dessa vez com a promessa de ser um torneio sensacional, com grandes clássicos, emocinante disputa pelo caneco e de reais espetáculos com um grande público nos estádios.
Tudo isso devido a presença de jogadores mundialmente famosos: Ronaldo "Fenômeno", Adriano "O Imperador", Fred, Maxi Lopes,D'alessandro e Nilmar, além de promessas como Neymar, Tyson,Cyro e Keirrison, promovendo também, uma grande briga pela artilharia. Agora, quem será o artilheiro? Quem será o grande campeão? Quem será rebaixado? É completamente imprevisível este ano!

Tem quem ache os pontos corridos meio sem graça, por não ter a fase de mata-mata, mas ao menos nas 3 últimas rodadas, não tem como negar as disputas acirradas na zona de rebaixamento e de classificação para Libertadores. Mas falta ainda um ano que seja marcado por uma pelo título até a última rodada, e esse pode ser o tão aguardado ano, dado ao nivelamento dos times( não tão por baixo quanto de costume).

Ao longo dos últimos 6 campeonatos eu pude analizar e chegar a conclusão que o campeonato se divide em 3 fases:

1°. É a época em que se disputam paralelamente a Copa do Brasil e a Libertadores, dura até a 10° rodada.Neste começo os times com um maior elenco, assim como os que não estão em outras competições e não tem muitos jogadores a perder levam vantagem.

2°. Rodadas que atravessam a janela de transferência européia e reorganização dos elencos, com entrada e saída de jogadores. Essa é a fase mais importante, será decisiva para sabermos pelo que o time ira lutar. De modo geral até a 20° rodada os times ja devem estar estruturados. Aqui levam vantagem os times que foram bem na primeira fase e tenham mantido( ou reforçado) o seu elenco. Os possíveis cavalos paraguaios saem de cena.

3°. A última fase, é a reta final onde se decide o campeonato, com os times estruturados e rumos traçados, é hora de mostrar quem é quem e ir em busca de seus objetivos, seja a libertadores, o título ou a fuga do rebaixamento. Por outro lado, a copa sul-americana acompanha estas últimas 18 rodadas e podem tirar o foco, e claro, desgastar mais o elenco ( já no fim de temporada) de quem permanecer em busca de sua conquista. Dificilmente um time irá atrás das 2 conquistas. Vale lembrar o Palmeiras ano passado.

A briga pelo título promete. São paulo,Palmeiras,Corinthians, Flamengo,Cruzeiro,Grêmio e Inter despontam como favoritos e fatalmente ficarão com eles as vagas para a Libertadores, correndo por fora aparece o Fluminense, de Carlos Alberto Parreira e o Sport com apoio massivo da torcida. Entretanto, a briga contra o rebaixamente pode ser ainda mais disputada que a do título. Provávelmente com presença de times tradicionais, já que entre os "pequenos" não tem nenhum bobo. Times como os Atléticos, Goiás, Vitória e Náutico, que sondaram o rebaixamento nos últimos anos, devem ter mais uma ano complicado, além de Barueri, Santo André e Avaí, que debutam esse ano na séria A, e não possuem ainda uma grande estrutura.

O campeonato deste ano promete e tem tudo para ser o melhor de todos. Basta aguardar, assistir, e claro, ir aos estádios apoiar o seu time.

Pablo Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário