segunda-feira, 11 de maio de 2009

As expectativas de cada time para o Brasileirão 2009

Alguns vão brigar pelo título, outros para não cair, enquanto poucos ficarão na maresia, na metade da tabela. Vamos a uma breve análise das expectativas de cada time para o Campeonato Brasileiro de 2009.

Times que brigam pelo título:

São Paulo- O Tricolor Paulista foi o campeão nas últimas três edições do campeonato, manteve a base do time, e conta com um dos melhores técnicos do país no banco, sendo então, inexoravelmente qualificado para brigar outra vez pelo caneco. O elenco é numeroso e forte, apesar de não ter se reforçado com nomes de peso, entretanto teve a chegada do Arouca, Junior César, Wagner Diniz e Whashington, além de manter jogadores qualificados como o Rogério Ceni, Miranda, Hernanes, Jorge Wagner, Dagoberto e Richarlyson. Muitos acham que o time deste ano não é tão forte quanto os anteriores, mas vale lembrar que no ano passado o time também era considerado fraco, mas soube aproveitar a má fase dos líderes e cresçeu no momento certo.O tricolor pode sofrer com a saída de jogadores,como a de Miranda e Hernanes que são muito prováveis, e terá que buscar reforços caso almeje conquistar o quarto caneco seguido.

Internacional- Considerado por muitos o time mais forte esse ano, o Inter é uma unanimidade na opinião de jogadores, torcedores e jornalistas. Realmente não é por menos, o time conquistou tudo o que disputou nos últimos 2 ano, faltou apenas o Brasileirão, que este ano está mais próximo do que nunca. O time do técnico Tite conta com os dribles endiabrados de D'alessandro,um ataque veloz e matador com Nilmar e Taison, um meio de campo forte com Guiñazu e Magrão, laterais eficientes como Bolívar e Kleber e uma zaga consistente com Índio e Álvaro. São jogadores de excelente qualidade e que provavelmente não serão negociados. Mas mesmo assim, o inter precisa de reforços, pois o Brasileirão é um campeonato longo e o elenco colorado não tem peças de reposição para os jogadores titulares.

Corinthians- Apesar te ter voltado da série B este ano, o Coringão é uma das equipes que brigarão pelo título. Parece que o rebaixamento fez bem ao clube, que pode se reestruturar após parcerias mal sucedidas. O time foi vice-campeão ano passado da Copa do Brasil, conquistou a Série B com louvor e foi campeão paulista este ano. Mas com certeza a maior razão de os corintianos aspirarem o título é a presença de Ronaldo. Em uma excelente jogada do marketing do timão, a diretoria repatriou o Fenômeno e ele está em plena forma, fazendo muitos gols. Além dele, o time conta com o amadurecimento de suas revelações Lulinha, Douglas e Dentinho, teve também, as chegadas do regular Cristian, do irregular Souza e do oportunista Otacílio Neto, além do voluntarioso Jorge Henrique. O treinador Mano Menezes conta ainda, com a boa fase de André Santos e do zagueiro-artilheiro Chicão. O elenco é bom e numeroso do meio para a frente, mas as carece de bons jogadores para o setor defensivo, o que pode colocar mais uma vez em evidência o excelente goleiro Felipe.

Flamengo- O time de maior torcida do Brasil tenta repetir as boas campanhas dos 2 últimos anos, quando ficou em 3° e 5° lugar respectivamente. Em 2008 inclusive, liderou boa parte do campeonato, almejando o título, mas acabou sem se quer ir para a libertadores. Este ano o time da Gávea pensa em ser campeão, para isso tera que resolver o setor problemático do time: O ataque. Por mais que o fla tenha tido o melhor ataque ano passado (67 gols), o time carece de um grande atacante, por isso fez um investimente de peso trazendo de volta o imperador Adriano. O time manteve a boa base dos últimos anos com os ofensivos laterais Léo Moura e Juan, Kléberson e Ibson no meio,além de Bruno no gol. Conta ainda com as gratas surpresas: Williams e Aírton, que se encaixaram muito bem na parte defensiva. O técnino Cuca pode também lançar as promessas Ewerton e Erick Flores, mas a maior dor de cabeça deve ser pra reestruturar a defesa após a aposentadoria de Fabio Luciano, e busca o companheiro ideal para o regular Ronaldo Angelim, alem de reforços para possíveis transferências.

Palmeiras- O alviverde paulista tem sua força resumida em 3 nomes que estão em grande fase: Keirrison,Marcos, Diego Souza. Mas claro, sem esquecer de Wanderley Luxemburgo, que é o técnico mais vitorioso na história do Brasileirão,e mesmo com um time sem grandes nomes, sempre podemos esperar por ele,uma equipe competitiva. O time repatriou o pentacampão Edimilison e trouxe de volta Mozart, contratou uma das revelações do Brasileirão 2008,Cleiton Xavier, além de Ortigoza que tem entrado bem no time, assim como Pablo Armero. Mas para ser campeão, será necessário mais investimentos principalmente na defesa que apesar de contar cm bons zagueiros e do goleiro também penta,Marcos, mas não tem boas peças de reposição, assim como ataque, que não tem substituto, nem companheiro á altura.

Grêmio- Ano passado o caneco ficou perto, bateu na trave, muitos questionam uma arbritragem favorável ao São Paulo, que de fato, sem os muitos erros fávoráveis e se reforçou bastante para conquistar a título esse ano. Apesar de ter decepcionado a sua torcida no campeonato gaúcho, o time vai muito bem na Libertadore, não teria sido campeão. Este ano 0 técnico Tite almeja o título, para isso conta com um perigoso ataque, formado por Maxi López e Alex Mineiro. Um meio-campo criativo com Tcheco e Souza, além dos eficientes, Túlio e Douglas Costa. Uma defesa bem armada com Réver e Léo, reforçou a lateral com Ruy "cabeção" e Jadílson, além de manter o bom goleiro Victor. O time tem bons reservas para o meio, como Makelele e Orteman, e para o ataque tem Herrera e Perea. Este forte elenco, aliado a grande força que o Grêmio tem jogando em casa com o apoio de sua torcida, colocam sem dúvidas o tricolor gaúcho como um dos fortes candidatos ao título, desde que não tenha grandes perdas na janela de transferência.

Cruzeiro- No papel o time do Cruzeiro este ano não empolga muito, mas é no conjuto e na tática do técnico Adilson Batista que está a força da Raposa. O time é muito voluntarioso, todos marcam e correm aplicadamente, transformando sua defesa em uma fortaleza a ser batida. Alguns jogadores estão em grande fase e se destacam, como o atacante Kléber, os meio-campistas Ramires e Wagner e o goleiro Fábio. Os torcedores, ainda esperam um melhor desempenho de Wellington Paulista, Sorín e Soares. O elenco precisa ser reforçado em todos os setores, pois o campeonato é longo e não se pode esperar que o trio Kléber,Ramires e Wagner, ganhe os 38 jogos. A falta de reforços pode inclusive, tirar a raposa da luta por uma vaga na Libertadores.

Times que lutam por uma vaga na Libertadores:

Fluminense- Após a derrota na final da Libertadores ano passado, o time teve que dar uma arrancada para se livrar do rebaixamento, terminando a competição 1 ponto apenas, acima da zona. Para essa campanha não ser repetida este ano o Tricolor das Laranjeiras trouxe 2 reforços de peso: Fred e Carlos Alberto Parreira. O técnico do tetra já conseguiu dar uma nova cara ao time, um jeito mais uniforme de se jogar, além de ter melhorado o desempenho de jovens promessas como Tárta, Maicon e Maurício. Mas dificílmente irá longe no campeonato por não ter se reforçado á altura de outros times, além de Fred, trouxe Thiago Neves, mas este, só fica até o meio do ano. O time também perdeu muito com as saídas de Arouca, Junior Cézar e Whashington, e apesar de manter Conca e contar ainda com as invríveis defesas de Fernando Henrique, sem grandes investimentos, não se pode esperar grandes resultados, mesmo com a presença Parreira no banco.

Sport- O Leão da Ilha do Retiro está fazendo uma temporada excelente, a torcida lota o estádio em todos os jogos, é um verdadeiro caldeirão. Mas fora de casa, o time se mostra limitado, muito faltoso e com poucos recursos, muito dependente de veterano Paulo Baier (35 anos). Com poucos recursos, contratou o que pode, trouxe Vandinho, que não demonstrou o mesmo desempenho do Avaí no Flamengo e nem agora no Sport, e os meio-campistas Fumagalli e Andrade. O time to técnico Nelsinho Batista pode até ir longe na Libertadores, que está na fase de mata-mata, contudo, não tem elenco para as 38 rodadas do Brasileirão. Se a torcida continuar apoiando frenéticamente, o time se aplicando( com menos falta se possível, pelo bem do bom futebol) e principalmente, a revelação, Ciro, continuar jogando bem o Leão pode surpreender e aparecer entre os 5 primeiros.

Botafogo- Poucos acreditam em uma vaga na Libertadores após a eliminação precoce na Copa do Brasil e a derrota no Carioca. Mas o Botafogo possui um ataque muito perigoso com Reinaldo, Victor Simões e Maicossuel. A equipe carioca é competitiva, raçuda, não entregou barato o título carioca ao Flamengo. Conta com a da seleção sub-21, Renan, com a volta do capitão Juninho, e um meio campo aguerrido com Leandro guerreiro, Túlio Souza, Thiaguinho e Fahel. O treinador Ney Franco espera ainda por mais reforços, e claro, que se mantenha a base que fez um excelente Campeonato Carioca, sendo até mesmo, considerado o futebol mais vistoso do país no 1° turno. Caso não venda nenhum jogador do time titular e se reforçe para o longo campeonato, o Botafogo pode surpeender e aparecer entre os primeiros colocados.


Santos- Diante dos olhos do Rei Pelé, o Peixe perdeu a final doPaulistão e foi eliminado da Copa do Brasil pelo Coxa. Mas a equipe do treinador Emerson Leão espera, assim como em 2001 que as revelações Neymar e Maikon Leite dêem conta de levar o time a frente da competição. O time tem uma boa defesa com Fabiano Eller e Fabão, trouxe de volta o lateral Léo, contratou o atante Roni e o meia Madson, mas principalmente, manteve o artilheiro Kléber Pereira. O peixe corre por fora, mas se a boa fase de Kléber e principalmente as promessas vingarem, o time pode dar de presente ao Rei a classificação para a Libertadores.

Times que lutam contra o rebaixamento:

Barueri- Em sua primeira presença na Série A, o time de São Paulo vai ter que se esforçar muito para se manter na primeira divisão. O jogador mais famoso é o antes, veloz atacante , Basílio, mas aos 37 anos não se pode esperar um grande desempenho nas 38 rodadas. Falta estrutura, falta elenco e falta recursos, mas como todo time do interior paulista, é difícil de ser batido em casa e costuma tirar pontos dos grandes . O apoio da torcida será fundamental para a sobrevivência da equipe treinada por Estevam Soares.

Santo André- Dentre os que debutam na primeira divisão, talvez o Santo andré é o time que tem a melhor estrutura. Recentemente conquistou a Copa do Brasil, com uma inacreditável vitória de 2x0 sobre o Flamengo em um Maracanã lotado. A torcida compareceu em bom número ao Ramalhão nas partidas do Campeonato Paulista, e pode ser um ponto fundamental para o Campeonato Brasileiro. O elenco do time treinado por Sério guedes é muito vasto e formado por um mesclado de jogadores experientes e conhecidos como Marcelinho Paraíba, Rodrigo Frabri e Gustavo Nery, muitos jogadores jovens, algumas promessas como o atacante Bruno e o meia Ricardo Goulart, e curiosamente, um dos jogadores mais velhos do campeonato, o volante Fernando, de 42 anos. Se fizer o dever de casa o time paulista tem chances de não cair.

Avaí- O Leão da Ilha, time do tenista Guga, também estréia na Série A com uma única missão: Não voltar para a segunda divisão. O time do técnico Silas, vem embalado pela conquista do Campeonato Catarinense, e com um elenco formado em maior parte por jogadores jovens, imprime uma grande velocidade de jogo, todos defendem e participam da marcação, mas carece de uma maior qualidade, um melhor toque de bola, o que pode serprejucial para poder dominar uma partida contra um time grande. Houve pouco investimento, poucas contratções e o elenco numeroso deve ter baixas, cabe ao treinador encontrar a melhor maneira de o time jogar e principalmente se defender, para não repetir a campanha do América-RN no campeonato passado.

Atlético Mineiro- O tradicional Galo Mineiro sondou a zona de rebaixamento nos últimos anos e vem de uma final vexatória no Mineiro, onde perdeu por 5x0 para o Cruzeiro. Apesar de ser o ano do centenário, o único reforço que vem jogando bem é Diego Tardelli, que está em excelente fase, fazendo muitos gols. Mas ele não pode ser o salvador da pátria, o time precisa de jogadores em todos os setores. O técnico Celso Roth assumiu a equipe em meio a uma crise, e vai ter que contornar a situação e trabalhar principalmente com o emocional dos jogadores. Pois se o time não superar suas deficiências técnicas a luta para fugir da segundona vai ser complicada. Este com certeza não seria o melhor presente para sua fanática torcida, em pleno ano de centenário.

Náutico- O Timbu, como é chamado pela sua torcida, não fez uma boa campanha no último ano, se livrando do descenso nos últimos minutos da última rodada. Para não repetir a campanha passada, aposta no veloz ataque formado pelos baixinhos Carlinhos Bala e Kuki. O treinador Waldemar Lemos soube montar uma equipe muito aguerrida que vai ser difícil de ser batida em casa e pode tirar pontos importante de quem almeje o título. Mas não pode sonhar em ir muito além de continuar na primeira divisão, para isso tem que se preocupar em não se desfazer de jogadores, e se possível contratar. A perda do Campeonato Pernambucano já era esperada, dada a superioridade do Sport, mas agora é outro campeonato e o time tem que se mostrar forte em casa com o apoio da torcida.

Atlético-PR- Assim como o seu chará mineiro, o Furacão já não fez nem vento no último campeonato. Para o Brasileirão 2009. Ficou ameaçado de cair durante boa parte do campeonato, ficando 1 ponto acima dos times que cairam. Este ano o Furacão tem que pensar 1° em não cair, depois em, derrepente, uma vaga na Sul-Americana. O time vem embalado pela conquista do Paranaense, porém ,foi eliminado da Copa do Brasil pelo Corinthians de Ronaldo. Ruim por um lado, mas bom, pelo fato de que agora a equipe vai se dedicar apenas ao Brasileirão, já que não participará de outros torneios. Talvez seja esta a chance do treinador Geninho ter uma capanha tranquila, pois a equipe é fraca técnicamente, mas com um bom preparo físico, impoem um ritmo de jogo frenético na Arena da Baixada. O time necessita de reforços pricipalmente no ataque,para não depende dos gols de Rafael Moura.

Times que não caem, mas também não podem ir muito longe:

Vitória- Bem na Copa do Brasil, Campeão Bahiano e base mantida. O experiente técnico Paulo César Carpegiani não conta mais com os gols de Dinei, artilheiro do time ano passado, mas se reforçou com Roger no ataque e manteve os meias Ramón e Jackson, além do goleiro Viafára. A equipe não almeja ir muito longe no Brasileirão, mas também não deve sondar a zona do rebaixamento e conta com uma torcida apaixonada, que apoia o time independente da posição na tabela.

Goiás- Na era dos pontos corridos o Goiás sempre esteve no meio da tabela, na verdade, é o 5° se somados todos os pontos das 6 edições. Este ano, não deve ser diferente. A equipe do técnico Hélio dos Anjos tem a segurança do bom goleiro Harlei e as esperanças de gol nos pés de Iarley e da revelação do Carioca, Brunho Meneghel, além da promessa Johnathan, que assim como muitos jogadores jovens, podem aparecer durante o campeonato. Dado ao restrospecto e ao razoável elenco, o Verdão não deve ter problemas com o rebaixamento.

Coritiba- Após voltar da 2° divisão ano passado, o Coxa fez uma boa campanha, principalmente pela participação do atacante Keirrison, artilheiro do Brasileirão 2008. Mas agora ele foi vendido para o Palmeiras, e que vem despontando como artilheiro do time é Marcelinho Paraíba. Outro ponto favorável foi a permanência do meia Pedro Ken, revelação da passagem pela segundona. Este ano, o treinador Rene Simões é um dos que dificilmente vão lutar pelo título, mas por outro lado, ficarão longe do descenso. Não houve muito investimento, mas a base foi mantida, muitos jogadores estão no clube desde a campanha vitoriosa da segundona. O time tem esperanças ainda de chegar á próxima Libertadores, sendo campeão da Copa do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário